O Dia Nacional do Forró na Feira de São Cristóvão

O Dia Nacional do Forró é uma homenagem ao nascimento do maior sanfoneiro que o Brasil conheceu, Luiz Gonzaga, que se vivo fosse completaria 105 anos. E mais mil pessoas, entre elas aproximadamente 700 feirantes, acompanharam a festa organizada na Feira de São Cristovão - Gastronomia, Artesanato, Cultura e Lazer. A primeira Gestora Municipal mulher e ex-feirante do Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas (CMLGTN), Magna Fernandes fala da importância da data para os nordestinos.

“O meu muito obrigado a Riotur.Rio sempre presente aqui na Feira. É uma alegria celebrar o nascimento de Luiz Gonzaga. São 105 anos do nosso Rei do Baião. Um artista completo, que merece a nosso respeito e tributo por tudo o que ele represente para a cultura nordestina. Eu sou paraibana e o forró, baião e xaxado embalam minha vida desde menina. Viva o forró. Viva a Luiz Gonzaga”, comemora a gestora. Para celebrar a ocasião do Dia Nacional do Forró e dos 105 anos de Luiz Gonzaga foi realizada uma festa na praça dos repentistas com direito a trio de forró, comidas típicas e a um bolo de 5 metros. Edvan Dantas Silva, o Betão da Paraíba do Trio Xodó, há 10 anos freqüenta a Feira de São Cristóvão e afirma que Luiz Gonzaga é sua inspiração.

“Luiz Gonzaga é meu ídolo e o Rei do Baião. Sou sanfoneiro com muito orgulho e vou viver a minha vida tocando esse som. E Gonzaga tem um lugar especial no meu coração”, diz o sanfoneiro. Outro apaixonado por Luiz Gonzaga, que aproveitou o evento para expor sua arte foi um dos artistas de rua da Feira de São Cristóvão Messias Barros, “Sou do Ceará e fã de Gonzaga. Essa Pintura eu fiz em tinta óleo a partir de um retrato dele. Ele merece todo o respeito sempre”, disse o caricaturista. A festa não para por aí, no sábado 16 de dezembro, às 15h, a SMASDH através da SUBPSBE/Circulado irá apresentar-se com o Coral Uma Só Voz, que fará uma homenagem ao legado musical do Rei do Baião - Luiz Gonzaga.

Atualmente a Feira de São Cristóvão conta com cerca de 700 barracas e 200 restaurantes com produtos típicos do norte e nordeste. Outra característica do local é o forró pé de serra, que é tocado nos palcos por diversos trios e bandas regionais do nordestinas, que recebe mais de 300 mil pessoas por mês. De acordo com o presidente da Associação dos Feirantes do Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas (AFCMLGTN), Helismar Leite, uma programação especial foi preparada para comemorar Luiz Gonzaga. “Teremos uma programação especial musical. Claro que teremos muito forró e o baião, que não pode faltar”, completa o presidente. #VemPraFeira#prefeituraRIO #Riotur

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

ASSOCIAÇÃO DOS FEIRANTES/CLGTN

Funcionamento da Secretaria da Associação: terça a sexta - das 09h até às 18h ( exceto feriados)

sábados - das 09h até 16h.( exceto feriados)
Campo de São Cristóvão S/N - Pavilhão de São Cristóvão - Bairro de São Cristóvão - Rio de Janeiro/RJ cep: 20.291-440
Tel: 21
21 3860-1842 - contatofeiradesaocristovao@gmail.com   -   Prefeitura do Rio   -  Secretaria de Cultura

                                                        Todos os direitos reservados . Desenvolvimento e manutenção: Acesso Mídia​​​​